História

Bem-vindo ao Mundo da Portuguesa: O Coração Esportivo da Ilha do Governador e do Brasil

Em 17 de dezembro de 1924, na casa humilde e pacata de Luís Gomes Teixeira, eis que surge para o cenário carioca, mais um clube: A Associação Atlética Portuguesa. Após uma longa excursão dos negociantes empresários carioca-portugueses do ramo de sacos vazios e usados, Constantino Paiva e Joaquim Martins Leal, foram convidados a disputar uma partida de futebol na organizada Portuguesa Santista contra seus colegas e empregados do ramo da região de Santos. O resultado? 1X1 e os dois cariocas apaixonados por Portugal, em sua volta ao Rio, contaram das glórias na terra da garoa para os outros comerciantes do ramo, da cidade maravilhosa.

Com tamanho entusiasmo pela viagem e as brilhantes histórias contadas, Constantino e Joaquim contagiaram os comerciantes de sacarias do Rio que logo decidiram por criar a Portuguesa Carioca. Foi aí que tudo começou. Patrões e empregados se uniram e formaram o nosso tradicional clube. Luiz Gomes Teixeira que foi quem deu o passo mais importante lusitano é conhecido como o primeiro presidente da Portuguesa. A primeira sede da Lusa foi na Rua Visconde de Itaúna, 201, no Centro da cidade, rua que na década de 40 seria extinta para a abertura da Avenida Presidente Vargas. Depois disso, a rubro-verde mandou partidas no SC Rio de Janeiro (Rua Morais e Silva) nos anos 30; estádio do Andarahy (atual rua Campos Salles – do America FC) entre os anos 40 e 50; e no Rosita Sofia (bairro do Cosmos) entre os anos 50 e 60.

Inaugurado em 1961, o Jóquei Guanabara na Ilha do Governador, durou poucos anos, decretando falência em 1962, devido a restrições impostas pelo governo quanto a realização de corrida de cavalos.

60 mil pessoas assistem à inauguração do Jockey Club Guanabara em 06/08/61.

 Em 1962 a diretoria da Portuguesa com seu então presidente Manuel Gomes da Silva propôs a venda de títulos patrimoniais e com o valor arrecadado conseguiu comprar o Jockey Club Guanabara.

Anos mais tarde o estádio ganharia o nome que traz até hoje de Luso-Brasileiro, e hoje um dos estádios mais importantes do Rio de Janeiro, servindo de abrigo para grandes times do estado e palco de jogos memoráveis.

 

Na Associação Atlética Portuguesa do Rio de Janeiro, nossa jornada é uma fusão de história, paixão esportiva e tradição lusitana. Mergulhando nas águas profundas do futebol, exploramos as raízes de Portugal que moldaram não apenas o nosso clube, mas também a Ilha do Governador e o cenário esportivo do Rio de Janeiro. Além disso, celebramos os eventos sociais e os shows que trouxeram entretenimento e alegria a nossa comunidade. Aqui no site desvendaremos as histórias fascinantes de nosso clube, do Estádio Luso Brasileiro, da mascote icônica, a Zebra, alguns dos jogos mais memoráveis que escreveram a nossa história e os eventos especiais que nos unem.